Eu tive a sorte de viver nesta cidade maravilhosa por quatro anos, e ano passado fui visitá-la para matar a saudade e para que meu marido pudesse conhecê-la também. Vou adorar escrever sobre tudo que ela tem para oferecer, mas primeiro um resumo para que possam conhecê-la melhor.
Chicago é a terceira maior cidade dos Estados Unidos da América, localizada no estado americano de Illinois, às margens do Lago Michigan. Sua população é 2 896 016 habitantes (censo de 2000), com mais de nove milhões de habitantes em sua região metropolitana. Chicago foi fundada em 1830, recebendo o estatuto de cidade em 1837.
Dada a sua posição central no mapa americano, Chicago foi desde meados do século XIX um forte pólo comercial, industrial, rodoviário e portuário. Uma vez o principal centro industrial e comercial dos Estados Unidos, Chicago continua a ser um dos maiores centros empresariais do mundo, com seu centro nitidamente dominado por altíssimos arranha-céus.
Chicago é famosa por este episódio de sua história:
Prédios, casas e até mesmo ruas, em Chicago, eram quase todas construídas de madeira - fato natural ao maior fornecedor mundial dessa matéria prima. No verão de 1871, uma temporada anormalmente e extremamente seca, com apenas um quarto da precipitação normal, criou o cenário propício para um grande incêndio, que inicou-se na zona sul e, rapidamente, engolfou toda a cidade. O Grande incêndio de Chicago, que iniciou-se num estábulo, logo espalhou-se devido a ventos secos e fortes. O incêndio causou a morte 300 pessoas, além de tornar 90 mil desabrigadas, e causar mais de 200 milhões de dólares em danos.
A cidade foi rapidamente reconstruída, porém. Chicago atraiu muitos arquitetos de renome, que queriam participar ativamente do processo de reconstrução. Um detalhado plano de planejamento urbano foi criado e desenvolvido. A engenharia e a arquitetura da cidade tornaram-se conhecidas mundialmente. Em 1885, o primeiro arranha-céu de metal foi construído no centro da Chicago. Cada vez mais indústrias e firmas instalavam-se na cidade, e mais migrantes de outras partes do país e do mundo iam à Chicago. Por volta de 1890, Chicago já era a segunda maior cidade dos Estados Unidos da América, superada apenas por Nova Iorque. Mais de um milhão de pessoas então habitavam Chicago e arredores.
Chicago possui a maior quantidade de área destinada a parques dos Estados Unidos. São cerca de 220 facilidades ao longo da cidade, que possuem uma área total de 30 km² área verde. Chicago também é a cidade americana que mais gasta (per capita) em seus parques.Farei um post sobre os principais parques da cidade, pois eles merecem uma visita.
Quanto ao clima, Chicago possui um clima temperado continental, com quatro estações bem definidas. Como em cidades do interior do continente americano, mudanças súbitas na temperatura e um padrão de precipitação instável são características consideradas normais na cidade. A temperatura média na cidade é de -5°C no inverno, mas eu já cheguei presenciar temperaturas muito mais baixas na cidade, chegando a sensação térmica de -30°C.No verão a média é de 23°C, mas também já presenciei temperaturas muito mais altas no verão, que também é muito umido. A maior temperatura já registrada na cidade foi de 44 °C, em 24 de julho de 1935, tendo alcançado em tempos recentes uma máxima de 42 °C em 17 de julho de 1995. A menor temperatura já registrada na cidade foi de -33 °C, registrada em 11 de janeiro de 1982.
Nenhum comentário:
Postar um comentário