Charles Bridge – em Português: Ponte de Carlos – em Tcheco: Karluv Most
Charles Bridge vista da margem do rio Vltava ao anoitecer |
A ponte de Carlos é uma famosa ponte histórica que cruza o rio Vltava. E é, com certeza, um dos locais mais lindos e mais visitados de Praga. Durante o dia, fica cheia de turistas, vendedores, músicos e artistas, criando um clima festivo e envolvente.
Na ponte, chegando na torre de Lesser Town (fim da ponte) Muito movimento de turistas e artistas durante o dia... |
À noite a ponte é um pouco menos movimentada, mas permite a lindíssima visão da iluminação da ponte e dos prédios ao redor. Se possível, vale a pena conferir a ponte nos dois momentos.
Caminhando sobre a Charles Bridge à noite... |
A ponte fica perto do Old Town, é possível ir andando. Se você estiver mais longe do centro, é possível chegar de tram (linha para Malostránke namesti) ou de metro (Linha A de Staromestská)
Vista do rio Vltava de cima da ponte |
Foi construída entre 1357 e 1402, sob o comando do rei Charles IV, tem 516 metros de comprimento e 10 metros de largura, e é sustentada por 16 arcos protegidos por “ice guards”- que são proteções feitas de madeira, que impedem que os icebergs que descem o rio no inverno atinjam as colunas da ponte. É protegida por três torres, uma delas situada em Old Town (cidade antiga), que é considerada uma das mais impressionantes construções do estilo gótico no mundo. A ponte é decorada por um corredor continuo de estátuas, 30 no total, a maioria com estilo Barroco, esculpidas por volta de 1700.
Como o único meio de cruzar o rio Vltava a Charles Bridge era a conexão mais importante entre o Castelo e Praga Antiga e as áreas adjacentes até 1841. Esta conexão sólida tornou Praga importante na rota de trocas entre o Leste e o Oeste europeu. Originalmente, a ponte foi denominada Stone Bridge (Ponte de Pedra) ou Prague Bridge (Ponte de Praga), mas em 1870 foi nomeada Charles Bridge.
Rio Vltava - foto tirada de cima da Charles Bridge |
HISTÓRIA:
Durante a história a ponte de Carlos sofreu vários desastres e presenciou muitos eventos históricos.
Uma enchente em 1432 danificou seus pilares, que precisaram ser reconstruídos.
Durante a Batalha da Montanha Branca (Battle of White Mountain), quando 27 lideres da revolta anti-Hasburg foram executados em 21 de Junho de 1621, o torre de Old Town da Ponte serviu como um mostruário intimidador das cabeças das vitimas com intenção de para a resistência dos Tchecos.
No final da Guerra dos 30 anos, em 1648, os Suecos ocupavam a margem oeste do rio Vltava, e conforme tentaram avançar para Old Town, a batalha mais ofensiva aconteceu sobre a ponte, durante a batalha, um lado da torre da ponte foi severamente danificado e os restos de quase toda a decoração gótica tiveram que ser removido.
Torre de Old Town (Old Town Bridge Tower) |
Durante os séculos 17 e 18 a ponte ganhou sua aparência típica quando um corredor de estátuas barrocas foi construído sobre ela.
Uma das belíssimas estátuas que ficam sobre a ponte |
Durante a grande enchente de 1784, cinco pilares foram gravemente danificados e, apesar de os arcos não terem se quebrado, o tráfego sobre a ponte ficou restrito por um longo período.
Em 1848, durante os anos de revolução, a ponte escapou ilesa aos bombardeios de balas de canhões, mas algumas estátuas foram danificadas.
Foto tirada do passeio de barco, vista de baixo da ponte. As construções de madeira são os "ice guards" feitos para impedir que icebergs danifiquem as coluna da ponte |
Em 1870, a primeira linha de transporte publico passou sobre a ponte, posteriormente substituídas por “horse trams” (bondes puxados por cavalos).
Entre 1874 e 1883, as torres da ponte passaram por detalhada reconstrução.
Entre 2 e 5 de setembro de 1890 outra desastrosa enchente afetou Praga e casou grandes danos na ponte. Os três arcos foram derrubados devido a grande pressão da água e dois pilares se romperam, algumas estátuas também caíram no rio (a de São Xavier e de Santo Inácio de Loyola). Os trabalhos de reparo duraram dois anos.
Passeio de barco no rio Vltava, Charles Bridge ao fundo. |
AS ESTÁTUAS:
As 30 estátuas e estatuários, em sua maioria Barroca, situadas em forma de balaustres formam uma conexão única de estilos artísticos, das estátuas barrocas com a ponte gótica que as sustenta. A maioria das estátuas foi construída entre 1683 e 1714. Elas representam vários santos e padroeiros adorados na época. Os mais conceituados artistas boêmios da época participaram da decoração da ponte, tais como Matthias Braun, Jan Brokoff, e seus filhos Michael Joseph e Ferdinand Maxmilian. Entre as mais notáveis esculturas, você vai encontrar os estatuários de Saint Luthgard (santa Lutgarda), o sagrado crucifixo e o calvário, e de São João de Nepomuk.
Após 1965, todas as estátuas foram sistematicamente substituídas por replicas, e as originais estão no Museu Nacional de Praga.
Acredita-se que algumas estátuas trazem boa sorte se tocadas, tanto que partes de suas placas estão até polidas de tanto serem tocadas pelos visitantes. Na estátua de São João de Nepomuk – a tradição diz que se tocar a placa de bronze (que representa São João sendo jogado da ponte) você retornará a Praga outra vez. Alguns metros antes, no mesmo lado da ponte há uma cruz, indicando o local exato de onde São João de Nepomuk foi atirado no rio Vltava, a cruz está na ponte não é destacada, se você localizá-la, deve tocá-la e fazer um pedido que se realizará dentro de uma ano e um dia.
Estátua de São João, que transmite sorte e garante que fará nova visita a Praga, se tocada. Notem como a região onde as pessoas tocam fica polida. |
Outra placa que os turistas tocam desejando boa sorte. Mas não encontrei a história por trás desta. Mas toquei mesmo assim para garantir a boa sorte, seja para mim ou para a Kyra (cão de estimação) |
Neste link você vai encontrar uma lista completa das estátuas da ponte (em inglês) http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_statues_on_Charles_Bridge
Estátua que mais me impressionou . Estátua de São João de Matha, São Felix de Valois e Santo Ivan - que criaram a ordem que libertou os cristãos da escravidão. |
Na ponte você vai observar vários cadeados presos na lateral, são os “cadeados do amor” - acredita-se que se você colocar seu nome e o da pessoa amada em um cadeado e prende-lo à ponte (não necessariamente nesta ponte) e jogar a chave fora, ele simboliza o amor eterno.
CULTURA POPULAR:
- O clip da música “O” de TVXQ começa com uma cena na ponte e há outras cenas em Praga também.
- A Charles Bridge pode ser vista no clip de “Silver and Cold” DE afi.
- O clip do INXS da música “Never Tear us Apart” também foi gravado lá.
- A ponte aparece também em cena dos filmes Missão Impossível e Triple X
- Além de aparecer nos jogos de vídeo game Nibiru e Metal Gear Solids 4.
Charles Bridge vista da margem do rio Vltava à noite. |
Sá, tem gente que fala q é a cidade mais linda do mundo!Estou vendo porque agora!!Adorei o post!Vcs estão lindos!Parabéns, adoro esse Blog!!!!
ResponderExcluirEste clip do INXS me chamou a atenção e fui pesquisar, achei linda a história da ponte... As batalhas que ocorreram ali, tem tudo a ver com a música (dois mundos colidindo, não irão nos separar).
ResponderExcluirEste clip do INXS me chamou a atenção e fui pesquisar, achei linda a história da ponte... As batalhas que ocorreram ali, tem tudo a ver com a música (dois mundos colidindo, não irão nos separar).
ResponderExcluir