"As viagens são na juventude uma parte de educação e, na velhice, uma parte de experiência." (Francis Bacon)

Este blog se dedica a ajudar você a desfrutar ao máximo a sua viagem. Aqui postarei dicas sobre vários destinos imperdíveis! Agora é só reservar as passagens!!!!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Praga - igrejas

 Igrejas e catedrais dominam a linha do horizonte em Praga, por isso do apelido “city of a thousand spires” – cidade das mil torres. Algumas das principais igrejas são:

St. Nichola´s Church – Igreja de São Nicolau – na cidade baixa (Lesser Town)  - Uma verdadeira obra de arte barroca que é impossível de não se notar. É a mais notável igreja barroca no país e também a mais grandiosa. Esta construção do inicio do século XVIII domina o céu de Lesser Town em Praga com seu grandioso exterior que chama atenção a distancia. Mas é só o começo, pois no interior da Igreja de São Nicolau você também ficará impressionado com obras datadas desde o século XIII, impressionantes estátuas de mármore, pinturas á fresco de artistas renomados da época, como a cúpula de 70 metros feita por Franz Palko e um retrato de São Nicolau que é uma das maiores pinturas na Europa. Além disso, o órgão que ainda é tocado nesta igreja foi tocado por Mozart.
St Nicholas church - Lesser Town

St Nichola´s Church - Old Town Square

St Nichola´s church

Maravilhoso interior da igreja de São Nicolau

Altar da igreja de São Nicolau

Saint Nichola´s church – igreja de São Nicolau – na Old Town Square – cidade velha. Esta bela igreja foi finalizada em 1735. É uma igreja Barroca, decorada com esculturas de Antonin Braun, o interior foi inspirado pela capela de St. Louis-des-invalides em Paris. Esta igreja é tão bela quanto a outra igreja de São Nicolau, seu interior é ainda mais emocionante.
Tyn Church
Tyn Church
Tyn Church – Igreja de Tyn – Uma obra de arte gótica em Old Town Square – cidade velha. Esta igreja é um dos pontos principais de adoração e cultos, então conversar e tirar fotos no interior é expressamente proibido. É conhecida como igreja de Adão e Eva pelos locais devido às duas torres no lado externo. As torres, como era comum nas obras da época, não são idênticas, a torre mais alta e fina representa o macho – Adão no caso; e a torre mais baixa e parruda representa a fêmea – Eva. Estes pequenos detalhes passam despercebidos facilmente, porém a igreja de Tyn, como um todo, não. Ela é uma das mais belas igrejas góticas na Europa, construída por volta de 1400 e tendo sobrevivido as atrocidades de múltiplas invasões estrangeiras e resistência do povo Tcheco. No interior, há o tumulo do renomado astrólogo Tycho Brahe, que morreu em Praga em 1601.
St. Vitus Cathedral

St. Vitus Cathedral

St. Vitus Cathedral

St. Vitus Cathedral

St.Vitus Cathedral – Catedral de São Vitu – localizada no complexo do castelo de Praga, é o local mais fotografado na cidade. Sempre que você olhar para o horizonte do rio em direção ao castelo, esta será sua visão: a enorme Catedral de São Vitu, que está lá, de uma forma ou de outra, há sete séculos e que serviu de local para coroação de inúmeros reis e rainhas tchecos até o fim do século XIX. A igreja, com certeza, merece uma visita. A igreja, cujo nome original era: Catedral de São Vitu, São Venceslau e Santo Adalberto (St Vitus, St Wenceslas and St Adalbert Cathedral) é a maior e mais importante na Republica Tcheca. É a sede do arcebispo de Praga e o local onde santos, reis, príncipes e imperadores estão enterrados. As coroações dos reis boêmios foram realizadas ali até 1836. Esta construção é o melhor exemplo de arquitetura gótica. No exterior suas esculturas e gárgulas são impressionantes.  Além das torres típicas das construções góticas e dos grandiosos portais. No interior os corredores são estreitos com pequenas capelas e uma nave central, as capelas são iluminadas pela luz que passa pelos belos vitrais.
St George Basilica

St George Basilica

St George Basilica – Basílica de São Jorge – também localizada no complexo do Castelo de Praga é a segunda igreja mais velha de Praga. Porém sua aparência não demonstra que esta é uma igreja construída em 920, somente no interior você pode notar a idade da construção em sua aparência romanesca e envelhecida. Entre as obras de arte exibidas de todos os períodos: Gótico Boêmio, Rudolfiano, Barroco, você encontra também túmulos como da dinastia de príncipes Premyslid na nave principal. O exterior é muito grandioso e belo, mas eu sinceramente não entrei nesta igreja, então não posso dar muitos detalhes sobre sua área interna.
Jardim ao lado da igreja de São Pedro e São Paulo


The church of St Peter ad St Paul

The church of St Peter ad St Paul

Vista de Vysehrad
 
Cemitério ao lado da igreja de São Pedro e São Paulo

The church of St Peter ad St Paul – a igreja de São Pedro e São Paulo – esta igreja se parece muito com a Catedral de São Vitu e domina as alturas de Vysehrad. É uma construção do século XI, dos tempos do rei Vratislav II, quando Vysehrad era a sede dos príncipes e princesas tchecos. A igreja é também muito impressionante no seu exterior e interior, ela foi construída de acordo com a igreja de mesmo nome em Roma e foi reconstruída muitas vezes com o passar dos séculos. A principio era uma basílica romanesca, mas o rei Charles IV a reconstruiu como uma igreja gótica no século XIV. Depois, em 1720, foi reconstruída novamente no estilo Barroco e, finalmente, a igreja ganhou suas características neo-góticas no século XIX. O interior também é belíssimo, e rico em obras de arte, principalmente um retrato da Virgem Maria do século XIV, uma excelente pintura gótica, que dizem que foi pintado por Lucas, o Evangelista. E mais belos ainda são os jardins ao seu redor, com lindas estátuas e mirantes que oferecem uma belíssima visão da cidade.


Igreja de Nossa Senhora da Vitória, onde fica o menino Jesus de Praga

Igreja de Nossa Senhora da Vitória, onde fica o menino Jesus de Praga

Menino Jesus de Praga
Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Menino Jesus de Praga – A charmosa estátua do Menino Jesus, exposta na Igreja de Nossa Senhora da Vitória (Church of Our Lady of Victory) na cidade baixa (Lesser Town) recebe visitante de todas as partes do mundo todos os dias. Pessoas vêm pedir ajuda, cura, paz ou pelo nascimento de uma criança. Outros vêm para agradecer.
Igreja de Nossa Senhora da Vitória – esta igreja onde está o menino Jesus de Praga foi feita em homenagem a Nossa Senhora da Vitória e santo Antonio de Pádua, é visitada por milhares de pessoas todos os anos. Esta igreja é um monumento artístico de importância mundial. É parte da Herança Mundial da UNESCO. O interior excepcionalmente bem conservado é decorado com obras de arte dos melhores artistas Tchecos dos séculos XVII e XVIII. Nesta igreja há uma imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida que foi doada pelo Brasil para a Republica Tcheca.
Há ainda na cidade muitas outras igrejas, como: Loreta, Sinagoga Espanhola, Igreja de São Jilji, Igreja de San Martin, Igreja de São Salvador, etc...
Sedlec Ossuary - a igreja dos ossos

Sedlec Ossuary - a igreja dos ossos

Sedlec Ossuary - a igreja dos ossos

Sedlec Ossuary - a igreja dos ossos

Na pequena cidade de Kutna-Hora, no interior da Republica Tcheca, há a única igreja do mundo toda feita com esqueletos humanos. Sedlec Ossuary é uma pequena capela católica romana decorada com mais de 40.000 esqueletos humanos, inclusive um candelabro de ossos que fica no centro da igreja dos ossos. A história por trás dessa igreja é a seguinte: um abade de Sedlec foi enviado a Palestina pelo rei Otakar II da Boemia em 1278, quando ele retornou, ele trouxe com ele uma pequena quantia de terra que trouxe de Golgotha e jogou sobre o cemitério. A noticia se espalhou e o cemitério se tornou um local desejado para enterros por toda a Europa Central. Durante a Peste Negra no século XIV e depois das guerras Hussitas no século XV, milhares de pessoas foram enterradas no cemitério, que precisou ser ampliado. Por volta de 1400 a igreja gótica foi construída no centro do cemitério com uma área que seria usada como um ossuário para as valas que foram descobertas durante a construção, ou para aqueles que foram retirados para abrir espaço para novos enterros. O trabalho de exumação e empilhamento de ossos continuou. Em 1870, Frantisek Rint, um carpinteiro, foi contratado pela família Shwarzenberg para organizar os ossos no ossuário, o macabro resultado de seu esforço fala por si só. Porém, a idéia por trás de tudo não é macabra: as pessoas que ali estavam enterradas queriam ser enterradas em um lugar sagrado e agora seus ossos são partes de uma capela, a idéia é de que a morte só nos aproxima de Deus.
Você pode chegar em Kutna-Hora com uma viagem de aproximadamente de trem, saindo da estação de Praga.

igreja de São Pedro e São Paulo de Caslav

igreja de São Pedro e São Paulo de Caslav

igreja de São Pedro e São Paulo de Caslav

igreja de São Pedro e São Paulo de Caslav

A igreja que mais me emocionou foi uma que conheci por coincidência, na viagem para Kutna-Hora eu desci na estação errada e fui para na pequenina cidade de Caslav, e aproveite para explorar a cidade, quando andei alguns quarteirões me deparei com a enorme igreja de São Pedro e São Paulo de Caslav, belíssima por fora e emocionante por dentro. É uma igreja gótica do século XIII, que foi construída no local de uma antiga igreja romanesca de São Miguel. O portal e a sacristia originais foram preservados. Durante o século XV a torre foi adicionada.

Um comentário:

  1. Olá, faço uma observação: a Basílica de St. George não é esta das fotos apresentadas. Elas são, na verdade, da mesma Catedral de São Vito, só que do lado da outra fachada, aquela que no passado era a entrada principal da Igreja. Abraço.

    ResponderExcluir