"As viagens são na juventude uma parte de educação e, na velhice, uma parte de experiência." (Francis Bacon)

Este blog se dedica a ajudar você a desfrutar ao máximo a sua viagem. Aqui postarei dicas sobre vários destinos imperdíveis! Agora é só reservar as passagens!!!!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cancun - Passeios/ Cultura/História- Chichén Itzá

Chichén Itzá é um sitio arqueológico localizado no estado mexicano Yucatán que foi um centro político e econômico a civilização maia. Eu fiquei encantada com esse passeio, foi uma aula de história e cultura, além de uma renovação pela energia que há no local.
Eu em frente à pirâmide de Kulkucan

Há várias estruturas que podem ser admiradas: a pirâmide de Kukulkán, o templo de Chac Mool, a praça das mil colunas, e o campo de jogos dos prisioneiros.
Esta pirâmide foi o ultimo e mais grandioso de todos os templos da civilização maia e é uma das novas sete maravilhas do mundo. O nome Chichén- Itzá significa “na beira do poço do povo Itzá”.
Ao fundo a pirâmide
Há dois grandes buracos naturais chamados cenotes. Cenote é uma depressão geográfica de formação natural, e que contém águas subterrâneas, formando um estanque que pode ou não ser profundo.
Cenote visto de cima. Este tem 100 metros de profundidade, sendo 40 metros de profundidade de água.

Aqui já dentro do Cenote, apesar da profundidade a água é limpissima (e fria).
Nadando no Cenote - uma sensação inexplicável

Vista de fora do Cenote

Este é outro Cenote, chamado Cenote sagrado, que era considerado sagrado pelos Maias. Ai já não se pode nadar pelo seu significado e porque a água não é limpa

O sitio contém muitas estruturas em diferentes estados de conservação:
El Castillo – no centro de Chichén fica o templo de Kukulkan (nome Maia para Quetzalcoatl), geralmente chamado de El Castillo (O Castelo). Mais de 30 mil pessoas visitam a pirâmide anualmente no equinócio da primavera e do verão, quando a sombra da escada desenha sobre as encostas do enorme edifício a ilusão de uma serpente, com uma cabeça de pedra esculpida à semelhança de Kulkucán, a versão Maia do Deus Serpente. Eu fiquei impressionada com a estrutura da pirâmide, além de todas as histórias, lendas e detalhes que a cercam.
El Castillo ou pirâmide de Kulkucán

Na lateral da pirâmide, as cabeças das serpentes
Mesoamerican ballgame – há uma grande quadra onde se jogava esse esporte que era comum na era Mesoamericana.
Campo de Mesoamerican ballgame
Templo dos guerreiros – este templo também é muito impressionante. As colunas têm guerreiros Toltec esculpidos. Há colunas em formato de serpentes e no topo das escadas há um Chac Mool
Templo dos guerreiros
Há ainda outras estruturas muito interessantes, como: Mil Colunas, Templo da águia e jaguar, Plataforma de Venus, Cenote Sagrado, o mercado.  
Templo do jaguar e da serpente

As imagens esculpidas nas paredes contam a história do local. Aqui um jaguar comendo um coração, representando as oferendas que eram feitas aos jaguares, em homenagem ao Rei Jaguar.
Mil Colunas

Nenhum comentário:

Postar um comentário