"As viagens são na juventude uma parte de educação e, na velhice, uma parte de experiência." (Francis Bacon)

Este blog se dedica a ajudar você a desfrutar ao máximo a sua viagem. Aqui postarei dicas sobre vários destinos imperdíveis! Agora é só reservar as passagens!!!!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Paraty - História


Já ouvi algumas pessoas dizerem que foram a Paraty e não gostaram, e com um pouco de conversa, vi que, na realidade, elas não souberam explorar a cidade, nem quais passeios fazer...Quero evitar que isso aconteça, pois Paraty é realmente uma cidade que vale a pena visitar. Vou começar contando um pouco da história desta bela cidade colonial,considerada Patrimônio Histórico Nacional, que preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. 
Centro Histórico
Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde o caminhar é vagaroso devido às pedras "pés-de-moleque" de suas ruas.

As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. A proibição do tráfego de automóveis no Centro contribui para esta viagem pelo "Túnel do tempo".
Igreja de Santa Rita
A cidade foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. Teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar (chegou a ter mais de 250), sendo considerada sinônimo de boa aguardente.





No século XVIII, destacou-se como importante porto por onde se escoava das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Porém, constantes investidas de piratas que se refugiavam em praias comoTrindade, fizeram com que a rota do ouro fosse mudada, levando a cidade a um grande isolamento econômico. 
Restaurantes e bares no centro histórico
Após a abertura da Estrada Paraty-Cunha,e principalmente, após a construção da Rodovia Rio-Santos na década de '70, Paraty torna-se pólo de turismo nacional e internacional, devido ao seu bom estado de conservação e graças às suas belezas naturais.
Em sua área encontram-se o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, onde está a Vila da Trindade, a Reserva da Joatinga, e ainda, faz limite com o Parque Estadual da Serra do Mar. Ou seja, é Mata Atlântica por todo lado.
Vista do forte
Nos próximos posts darei dicas sobre essa cidade aconchegante, que mistura história com natureza....um passeio sensacional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário