|
Eu e minha sobrinha, Layla, nas dunas de Mangue-Seco |
Mangue-Seco é uma pequena vila de pescadores em Jandaíra, na Bahia, é a ultima praia no extremo norte do litoral baiano, fazendo fronteira com o estado de Sergipe. Pode-se chegar lá saindo de Salvador, pela Linha Verde, porém, a forma mais prática é via Aracaju. Só é possível chegar ao Mangue-Seco de barco, é necessário estacionar o carro no Porto de Nangola, no povoado de Porto do Mato, e fazer a travessia pelo Rio Real. Para quem vem de Salvador, é necessário deixar o carro na cidade de Pontal e pegar um barco. Os barqueiros ficam esperando nos portos e a travessia é rápida e agradável.
|
Travessia de barco com a família... |
A beleza deste local foi vista por todo o Brasil na novela Tieta, exibida pela Rede Globo, diz-se que Mangue-Seco é um daqueles lugares onde a natureza exagerou no capricho. Em seus quase 30 km de extensão, as areias finas contornam o mar que, durante a vazante, apresenta águas tranqüilas, perfeitas para banho. Já na maré cheia, há ondas fortes por toda sua extensão, para alegria dos surfistas.
|
Praia de Mangue-Seco |
A dificuldade de acesso é um dos atrativos de Mangue-Seco, pois é o que o mantém naturalmente rústico e faz parecer que o tempo parou por ali. O povoado fica encravado entre dunas e o mar, um visual maravilhoso. Ao chegar à vila, é possível contratar um bugreiro para o trajeto até a praia, eles fazem o percurso por dunas e paisagens maravilhosas, com direito a parada para fotos, e ao chegar à praia, já combinam um horário para buscar no fim do dia. É possível andar até a praia também, mas o passeio de bugre é realmente imperdível.
|
No bugre, atravessando as dunas |
As opções de lazer são variadas, com programas que satisfazem desde os surfistas, que nas praias da região encontram picos de grandes ondas, até os pescadores, que nas águas calmas dos rios conseguem fisgar os mais variados peixes.
A região é cortada por inúmeros rios, que permitem banhos refrescantes. O Rio Real também merece destaque, suas águas um pouco salgadas divertem os banhistas com a facilidade de, simplesmente, boiar e relaxar ao sabor do rio. No Rio Fundo, os visitantes com sorte, poderão avistar o ameaçado peixe-boi.
|
Local onde Daniela Mercury gravou um clipe e batizou os dois coqueiros ao fundo de Romeu e Julieta
Dunas de Mangue-Seco |
Há uma brisa suave o dia todo em Mangue-Seco, o que faz amenizar o calor. Porém, não se engane: o sol de lá é muito quente, é importante não esquecer o filtro solar. Nas praias há barracas já montadas com cadeiras de sol e redes, e os quiosques que servem porções e pratos deliciosos.
|
Quiosques da praia |
Mangue-Seco pode ser um passeio de um dia só, é possível chegar de manhã e partir ao fim da tarde quando a maré começa a subir. Porém, para quem quiser alongar a estadia, há pousadas muito aconchegantes e alguns restaurantes na vila. À noite, a vila é pouco iluminada e oferece uma noite estrelada, com beleza extraordinária nos períodos de lua cheia.
Pagina do Povoado que faz travessia para mangue seco https://www.facebook.com/pages/Povoado-Pontal-Indiaroba/228082603997962
ResponderExcluirInício de 2014 foi minha primeira vez a ir em Mangue Seco, fizemso esse mesmo trajeto partindo do povoado Porto do Mato até a Praia de Mangue Seco como conhecidos da minha família moram em Porto do Mato, e quando vamos a Sergipe nos hospedamos na casa deles, o trajeto não tão longe, e em Janeiro de 2017 voltei a Porto do Mato o de novamente estive em Mangue Seco,naquelas dunas maravilhosas, a praia deserta, é simplesmente lindo.
ResponderExcluir