"As viagens são na juventude uma parte de educação e, na velhice, uma parte de experiência." (Francis Bacon)

Este blog se dedica a ajudar você a desfrutar ao máximo a sua viagem. Aqui postarei dicas sobre vários destinos imperdíveis! Agora é só reservar as passagens!!!!

sábado, 25 de abril de 2015

Croa do Goré e Praia dos Namorados - Aracaju

Apesar de um pouco estranho, o nome tem um significado interessante: “Crôa”, na verdade, é um banco de areia visível quando a maré está baixa. Já Goré, trata-se daquele caranguejo que se esconde na terra cavando com as patas.
Croa do Goré
A pequena ilha de areia branca surge com o movimento da maré. Localizada no rio Vaza-Barris, entre os municípios de Aracaju, São Cristóvão e Itaporanga d'Ajuda, a Crôa do Goré é uma das atrações da região ao sul de Aracaju. O acesso é pela praia do Mosqueiro, um povoado de pescadores, de onde partem lanchas, barcos ou catamarãs em viagens de 10 a 15 minutos que revelam manguezais nativos, pequenas ilhas fluviais e vegetação preservada. O movimento é grande nos finais de semana por conta dos bares flutuantes e das barracas rústicas de sapé que servem peixe-frito, pastéis de camarão e caldinhos de ostra, sururu, feijão, aratu...
Embarcações em parada na Croa do Goré
Nós fizemos o passeio no catamarã Velho Chico. Estivemos na Orla do Pôr-do-Sol no Mosqueiro (de onde saem as embarcações) para ver o belo por-do-sol que o local oferece e já aproveitamos para adquirir a viagem para o dia seguinte. O passeio acontece diariamente em dois horários, de manhã das 8:30 as 12:00 e à tarde das 13:30 às 17;00. Nós fomos no horário matutino. O catamarã faz parte passando, inicialmente, por belas residências, que ficam às margens do rio. A natureza nos dá um show a parte, é impressionante a biodiversidade do ecossistema em pleno litoral sul de Aracaju, simplesmente lindo.
Admirando a beleza do passeio
Margens do rio Vaza Barris
Chegando à Croa do Goré, tivemos sorte de pegar a maré baixa assim pudemos aproveitar a parada de uma hora, as fotos mostram melhor do que palavras a beleza unica deste local. Há ali um bar flutuante que serve bebidas, porções e petiscos nos quiosques.
Croa do Goré

No catamarã também há um bar e restaurante, além de "hidromassagem", há uma rede no fundo de uma abertura no meio da embarcação onde as pessoas podem se deitar e receber uma hidromassagem natural, eu não me atrevi pois fiquei com medo de perder o biquini rs....mas meu marido foi e gostou muito.
Mauricio na hidromassagem do Catamarã
Enrico aproveitando o passeio.
Finalizando a parada em Croa do Goré, o passeio segue rumo à praia dos Namorados, passando embaixo da bela ponte jornalista Joel Silveira, inaugurada em 2010, que diminui em 70 km a distância entre Salvador e Aracaju.
Ponte Jornalista Joel Silveira
A ilha dos Namorados é banhada, de um lado, pelo rio Vaza Barris e, do outro, pelo Oceano Atlântico. Poder se banhar ora na água doce, ora na água salgada é tudo de bom! O local é paradisíaco.
Ilha dos Namorados

Após esta parada o catamarã retorna ao Mosqueiro para a famosa Orla do Por do Sol.
Chegando na Orla

A orla do "Por do Sol", urbanizada recentemente, inclui o pier - de onde parte o Catamarã -, um bar, banheiros públicos, a bilheteria - onde são vendidos os ingressos para o passeio - e uma orla, propriamente dita, com banquinhos de madeira. Veja post sobre o pôr-do-sol neste local : http://travelbysa.blogspot.com.br/2014/12/um-maravilhoso-por-do-sol.html