Monte Verde é mais uma opção para aqueles que gostam dos destinos de clima frio, como Campos do Jordão. A cidade nas montanhas é muito tranqüila e oferece um convívio com a natureza. Com sua economia voltada para o turismo, é um destino muito procurado por namorados e casais em lua de mel.
Eu e Mau em Monte Verde, julho 2009 |
O cenário lembra os Alpes Suíço, os chalés e pousadas ficam espalhados pelo vale e pela encosta das montanhas, sempre em meio a muito verde.
Situada a 1500 metros de altitude, Monte Verde apresenta clima frio e seco, característico das regiões montanhosas. No verão as médias são de 26° durante o dia e 14° à noite; já no inverno, as temperaturas caem abaixo de zero, atingindo até -10°C. Não chega a nevar, mas ao amanhecer é possível ver uma paisagem toda coberta por gelo.
Noite fria em Monte Verde, julho 2009 |
A região é dominada pelas imponentes montanhas da Mantiqueira, cujos picos se elevam a mais de 2000 metros de altura. Um passeio imperdível em Monte Verde é percorrer as trilhas que levam até os topos das montanhas.
Um pouco de história: Em 1936, a região conhecida como Campos do Jaguari recebeu a visita de um jovem empreendedor, recém casado, imigrante da Letônia, chamado Verner Grinberg. Ele formou a fazenda Pico do Selado, e a família foi cedendo lotes para que amigos e conterrâneos construíssem casas e fossem viver ali. Esse povoado recebeu o nome de Monte Verde. Em 1952, Verner decidiu lotear parte da fazenda, o que atraiu principalmente letões, húngaros e alemães que iniciaram uma vila com aspecto tipicamente alpino. A pequena vila cresceu devagar e mudou pouco com o passar dos anos. O pouco crescimento que aconteceu se deve ao turismo. Há uma preocupação muito grande em preservar a natureza na região.
Eu, particularmente, amo essa cidade, espero que vocês também gostem. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário