"As viagens são na juventude uma parte de educação e, na velhice, uma parte de experiência." (Francis Bacon)

Este blog se dedica a ajudar você a desfrutar ao máximo a sua viagem. Aqui postarei dicas sobre vários destinos imperdíveis! Agora é só reservar as passagens!!!!

sábado, 30 de maio de 2015

Rota da Provence - Parte II, por Sandra Fontolan

Continuaremos nossa viagem pela linda Provence em mais um post enviado pela minha querida amiga Sandra Fontolan!!!! Estou amando cada detalhe!!!!!

"Como dito no meu post anterior, alugamos um apartamento em Aix-en-Provence, alugamos um carro e a partir de lá saíamos em bate volta para os vilarejos. A minha dica é: enquanto estiver em Aix faça os percursos a pé ou de Diabline e só quando começar a rodar a região, pegue o carro.
Alugar um carro é a melhor coisa a se fazer, pois há alguns vilarejos que não se chega sem veículo próprio. Ter mobilidade para conhecer a romântica Provence é imprescindível para se curtir totalmente a viagem.
Para melhor aproveitar a região da Provence, dê uma olhadinha no mapa, verifique a localização das cidades e elaborando um roteiro bem bolado dá pra conhecer vários vilarejos num só dia, além daqueles que nem aparecem nos mapas de tão pequeninos e que nos trazem gratas surpresas! Ah, e não se assustem, muitas estradas não tem placas.
A mistura da natureza, gastronomia, história e cultura fazem da Provence um destino encantador.
Outra boa sensação da Provence são as feiras livres, repletas de charme, sendo impossível sair delas de mãos vazias. E elas estão presentes em todos os vilarejos.
Marselha é uma cidade alegre, festiva, mar de um azul intenso, repleta de turistas e muito, muito quente, já que estávamos por lá em Junho! Chegamos de manhã e fizemos o tour de trenzinho, e a brisa durante o percurso amenizava a sensação térmica, e assim fomos descobrindo a história da cidade, os pontos turísticos como a baía, ladeada pelo Forte Saint-Nicolas e pelo Forte Saint-Jean, que abriga o Castelo de If, do famoso Conde de Monte Cristo.

Sandra em Marselha

E de repente estávamos no ponto mais alto da cidade, na Igreja de Notre Dame de la Garde, a quem eles chamam carinhosamente de “Bonne Mère”. Deste local a vista é estupenda e ver esse pedacinho da Côte D’Azur foi bom demais.

Notre Dame de la Garde

Vista do alto da cidade

O Vieux Port é o coração de Marsella e à sua volta concentram-se bares, restaurantes e turistas.

Vieux Port
Avignon é uma cidadezinha fantástica, com muralhas no centro da cidade, arquitetura medieval e cheio de turistas. É conhecida por ter sido residência de vários papas no passado. A cidade, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é pequena, bonita e muito importante para a história da França. Vale a pena passar algumas horas dentro das muralhas que cercam o centro histórico e conhecer o Palais des Papes (Palácio dos Papas), um palácio em estilo gótico com aparência de uma fortaleza, com 10 torres que protegiam o Palácio de ataques.

Palais des Papes

Depois do Palácio, a ponte medieval St. Bézénet é a principal atração da cidade. Ela foi construída de 1177 a 1185. A ponte ficou famosa na França por ser a ponte que não leva a lugar algum. Quando foi construída tinha 22 arcos, mas acabou sendo danificada por diversas enchentes. Hoje restam apenas 4 arcos que não dão passagem a lugar algum, e para visitá-la são cobrados 5€.

Ponte St. Bézénet com lavandas ao redor iniciando a floração

Subida para os jardins do Palais des Papes

Palais des Papes visto de outro ângulo

Portal da muralha - Avignon

Após desfrutarmos de tudo que Avignon tinha a nos mostrar, seguimos para Orange onde conhecemos o Teatro antigo e redondezas; depois passamos por Jonquière onde vimos a Ponte Arvida e seguimos para Monteux onde conhecemos a Velha Porta de entrada da cidade.