"As viagens são na juventude uma parte de educação e, na velhice, uma parte de experiência." (Francis Bacon)

Este blog se dedica a ajudar você a desfrutar ao máximo a sua viagem. Aqui postarei dicas sobre vários destinos imperdíveis! Agora é só reservar as passagens!!!!

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Rota da Provence – Parte I, por Sandra Fontolan

Hoje apresento à vocês minha querida amiga Sandra Fontolan, que é amante de viagens, assim como eu. Ela nos deu um enorme presente e compartilhou conosco dicas de sua experiência no Rota de Provence, na França. As dicas virão divididas em posts diferentes para que não percamos nenhum detalhe. Espero que gostem! Eu me apaixonei!!!!!! Obrigada Sandra!!!! 

"Viajar é sempre muito bom, e melhor ainda quando a viagem faz parte de planos antigos, rascunhos, fotos, reportagens e tudo muito bem guardado só esperando o momento certo para pular dos papéis e entrar junto com sua expectativa dentro de um avião.
Durante muito tempo eu ouvi falar da Provence. Ouvi e li muito sobre essa região ao sul da França repleta de histórias, paisagens deslumbrantes, flores espalhadas por todos os cantos, dos sabores e aromas, das cidades romanas e pequeninas vilas medievais encravadas nas montanhas.



A região da Provence é uma das mais lindas que já conheci. Muitos viajantes vão em busca dos campos de lavanda. Para ver aquele campo todo roxinho, típico das fotos da Provence, é preciso estar na região do início de julho até o final de agosto. Mas a Provence é muito mais que só os campos de lavanda.

A melhor forma de conhecer e apreciar a região é de carro. Usando uma cidade ou vila como base e circulando em várias direções, apreciando as diversas cidades, vilas, feiras e campos. Muitas cidades ficam tão próximas que não vale a pena ficar trocando de hotel. Dá pra fazer bate e volta.

Começarei falando da cidade base que escolhi para minha temporada na Provence.

Escolhi ficar em Aix-en-Provence. Alugamos um apartamento para temporada em frente a Place de la Mairie, situada na  parte antiga da cidade, com ruas de paralelepípedos, uma arquitetura rica em detalhes e de imponentes construções como a  Torre do Relógio, um dos pontos turísticos, construída em 1510 e ao lado do Hôtel de Ville, a prefeitura da cidade.

Place de la Mairie com Torre do relógio

O outro lado da Place

Cada manhã, ao sairmos do nosso apartamento, havia na praça em frente uma feira de flores ou produtos da região que nos encantava com suas cores e aromas! Sensações inesquecíveis...

Feiras em frente ao nosso apartamento em Aix

Feiras em frente ao nosso apartamento em Aix


Aix-en-Provence (o nome vem do latim e significa “águas na Provença”), é uma cidade animada, sede de uma universidade de 600 anos de idade.
 Está bem posicionada para passeios às outras cidades como Lubéron a 40 km, Marselha a 30 km, Avignon a 80 km, Les-Baux a 68 km, St.-Rémy a 71 km, Arles a 75 km, Nîmes a 115 km e Gorges du Verdon a 120 km e muitas outras cidades que veremos nos outros posts sobre a Provence.

Ruas de Aix

Aix é a maior cidade da região. Ótimo astral. Melhor comércio da região e um lugar gostoso para ver lojas, especialmente de produtos da região.
Aix-en-Provence

O Cours Mirabeau é o ponto de referência da cidade. É uma avenida larga toda arborizada com fileiras de plátanos, que no verão dão uma sombra bem refrescante. O Cours Mirabeau é decorado por fontes, sendo que a mais famosa é La Rotonde, uma grande fonte que compõe uma rotunda no fim da rua. Foi construída em 1869 com 3 estátuas,  e cada uma com um significado; a que está virada em direção a Aix-en-Provence representa a justiça, em direção a Marselha é a da agricultura, e em direção a Avignon é  a das Belas Artes. Abaixo das estátuas os jatos d'água jorram através das figuras de golfinhos, ninfas e cisnes, além dos grandes leões que completam a obra.

Cours Mirabeau

La Rotonde

A famosa avenida Cours Mirabeau divide Aix em duas partes, o Quartier Mazarin, ou "nova cidade", que se estende para o sul e oeste, e a "cidade velha", que fica ao norte com as suas ruas largas e irregulares e suas antigas mansões que datam dos séculos 16 17 e 18.

Ao longo de toda Cours Mirabeau há vários bares e restaurantes com pratos maravilhosos a serem degustados sempre acompanhados de um bom vinho francês. Dentre os vários restaurantes, um dos mais famosos é o “Les Deux Garçons” que durante sua história foi freqüentado por franceses famosos, como Paul Cézanne, Émile Zola e Albert Camus.

Ao lado da prefeitura há uma outra praça repleta de restaurantes, a Praça Cardeurs, que também é uma boa opção para o almoço, jantar ou aperitivo no final da tarde. Nessa praça há também estacionamento. Aliás, não é muito fácil achar vagas nas ruas de Aix. Há que se usar o “parking”.

Place Cardeurs

Artigos da Região

Sim!!!! chocolates de todos os tipos !!!!!!

Caminhando por Aix sempre encontrará uma boa surpresa, seja pelas ruelas irregulares, pelos detalhes nas construções antigas, por uma pequena fonte numa rua que você achava que não ia dar em lugar algum ou pelo aroma oriundo de alguma lojinha de produtos típicos da região.




Outros pontos turísticos a serem vistos são a Catedral Saint-Sauveur com todos os estilos arquitetônicos representados, dos séculos V ao XVII, a igreja de Saint-Jean de Malte do século XII, Igreja de la Madeleine, século XVII e a igreja do Saint-Esprit do século XVIII.

Catedral de Saint-Saveur
Além do Palace de L’Archevêchê, ou o Palácio do Arcebispado (1650-1730), antiga residência dos arcebispos de Aix, a Place et Fontaine des 3 Dauphins, rodeada por várias mansões particulares, e caminhar pelos caminhos de Cézanne são alguns dos pontos sugeridos. Mas há muitos outros.

Palace de L’Archevêchê

Fontaine des 3 Dauphins

Caminhos de Cézanne

Apesar do centro de Aix ser relativamente pequeno, caso se canse de caminhar, pode-se utilizar uma das 3 linhas de micro-ônibus elétricos, chamados Diabline, que fazem itinerários diversos pela tarifa de 0,50€.
Outra coisa imperdível a ser feito em Aix é entrar em pelo menos uma loja de delicatessen. Duvido que você consiga entrar em apenas uma! Uma dessas imperdíveis que eu adoro, chama-se Maison Paul. Se você também não resiste aos doces, precisa experimentar os Calissons, que são típicos de Aix-en-Provence.  O doce é feito com uma massa de amêndoas e mel, com toque de laranja, e por cima uma camada fina de açúcar. Dos deuses!
Falando em comidas típicas da Provence, experimente também a Tapenade que é um tipo de patê composto por uma mistura de azeitona (preferencialmente preta), com alcaparra, anchova, tudo picado em pequenos pedaços ou mesmo macerado e misturados com azeite de oliva. É normalmente servido como entrada para ser comido juntamente com pedaços de pão ou torradas. Muito bom!

Como chegar: É fácil chegar a Aix de avião ou trem. O aeroporto Marseille Provence é internacional e fica à 27km do centro da cidade e o trajeto é feito por ônibus em diversos horários, que também passa pela estação de Aix-TGV (trem de grande velocidade), que fica à 16km do centro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário