"As viagens são na juventude uma parte de educação e, na velhice, uma parte de experiência." (Francis Bacon)

Este blog se dedica a ajudar você a desfrutar ao máximo a sua viagem. Aqui postarei dicas sobre vários destinos imperdíveis! Agora é só reservar as passagens!!!!

sábado, 12 de setembro de 2015

Rota da Provence, Parte VI, por Sandra Fontolan

"Valensole fica a 70 Km de Aix-en-Provence. Ahhhhh as lavandas…..sempre sonhei ver campos e campos da famosa florzinha que atravessam o planalto de Valensole a perder de vista. Como fomos em Junho elas não estavam na plenitude da floração, até porque, dado o inverno rigoroso daquele ano, todos os campos atrasaram um pouco essa explosão de cores que vão do lilás ao roxo. Mas, mesmo com o início da florada, caminhamos pelos campos sentindo a brisa que soprava sem parar e fazia junto das lavandas um balanço de vai e vem,  que nos envolvia mais e mais em seu aroma. E mesmo sem estar no auge da floração, o perfume era intenso, maravilhoso, inesquecível. Independente de você seguir em frente e entrar no vilarejo, pra mim Valensole é isso: curtir os campos infindáveis de lavanda. Aliás, acredito que lá estão concentrados os campos que são provavelmente os maiores e mais fotografados da Provence.


Campos de lavanda em Valensole

Encontramos mais papoulas a caminho de Valensole

Souvenirs da Provence

Valensole - O charme do vilarejo 

A diversidade e a beleza das cores nos campos

Moustiers de Sainte Marie, encravada na montanha a 600 metros de altitude e cercada de imensos rochedos. A ocupação do atual vilarejo teve início no século V, quando monges se instalaram nas grutas, instalando ali o monastério, ou "moustier" como era dito naquela época. Vilarejo charmoso, com apenas duas ruas principais, floreiras nas janelas e cheia de encantos. Lá no alto, entre o topo de dois rochedos, pendurada por longas correntes e situada logo acima da capela de Notre-Dame-du-Beauvoir fica a estrela de Moustiers, que deu origem a várias lendas que tentam explicar sua presença no local. 

Moustier de Sainte Marie

Observe um minúsculo pontinho branco entre os dois rochedos. 
É a estrela pendurada por longas correntes

A beleza das flores nas casas

Guarde um pouco de fôlego e suba as escadas que levam até a capela de Notre-Dame-du-Beauvoir e desfrute de uma vista privilegiada do vale e descubra porque a cidade faz parte do comitê dos mais belos vilarejos da França!
E para refrescar, experimente no vilarejo o sorvete de lavanda. Bem diferente!

Subida para a Capela

E a subida continua!

Vista do alto da Capela

Vista do alto da Capela com Rio Verdon ao fundo

Capela de Notre Dame du Beauvoir

Saindo de Moustier de Sainte Marie passamos por Esparron du Provence, vilarejo muito bonito.

Esparron du Provence

Esparron - as casas e suas flores
Gorges du Verdon é o maior cânyon da Europa. Paredes rochosas altissimas. Subir pelas pequeninas estradas tortuosas, na beira de um penhasco onde os carros não andam tão devagar quanto deveriam, chegar a 700 metros de altitude, se deparar com belas paisagens, e ver o Rio Verdon passando no meio da cadeia de montanhas com seu tom verde esmeralda, é de tirar o fôlego! 

Gorges du Verdon

Nesta região vale a pena rodar de carro e ir fazendo o tour pelo Grand Cânion, Pequeno Cânion, Lac St. Croix e por sugestão de um turista francês fizemos também a “Route des Crête” com visuais incríveis. Ao descer a serra, a estrada ladeada de flores amarelas dava um toque especial ao cenário. Pura emoção visitar este lugar!

Gorges du Verdon

Estradinha sinuosa de Gorges du Verdon

Caminho muito bonito com lindas flores amarelas por todo o trajeto

Flor amarela no detalhe - muito bonita e delicada


Na descida de Gorges du Verdon, saindo pela Routes des Crètes, passamos em Castellane."

Castellane

Nenhum comentário:

Postar um comentário