Chegamos à parte final da linda trajetória que minha querida amiga Sandra nos ofereceu. Eu tenho aquela sensação que temos quando assistimos o ultimo episódio de um seriado favorito. Foi um prazer postar as belíssimas descrições e dicas que nos deu de cada local. Além, é lógico, das linda fotografias que ilustraram esta série toda. Muito obrigada Sandra por ter compartilhado suas experiências conosco e espero que continue vivendo belas jornadas como esta para dividir com todos aqui no blog. Segue ultimo texto:
"Passamos por Robion e paramos um pouco em Taillades, onde há uma imensa roda d’água na entrada da cidade. Fizemos algumas fotos e curtimos um pouco o local super tranqüilo.
Taillades |
Em seguida fomos para Gordes, vilarejo um pouco maior, todo em pedra, imponente, com uma bela visão logo na entrada da cidade com seu castelo medieval do século XI, muito bonito.
Gordes |
Gordes |
O próximo destino, bastante esperado, era a Abadia de Sénanque, onde a expectativa era pelos campos de lavanda em frente a Abadia, muito comum e muito fotografado em todas as revistas de turismo, mas não havia lavandas e segundo especialistas, pela localização, esses campos são os últimos a florescerem, o que deveria acontecer sómente em Agosto em razão do inverno rigoroso. Ficou para nós a visão de um local aprazível.
Abadia de Sénanque
|
Abadia de Sénanque
|
Abadia de Sénanque
|
Ao sairmos da Abadia, o tempo ameaçava chuva, mas decidimos seguir para Fontaine de Vaucluse e foi a decisão acertada, pois a cidade pequena e muito charmosa, com muita água de um tom verde esmeralda por todos os lados, dá ao local um frescor e uma sensação de bem estar. E lá não choveu !
Fontaine de Vaucluse
|
Fontaine de Vaucluse
|
Almoçamos com o visual e o som das quedas d’água.
Fontaine de Vaucluse
|
Fontaine de Vaucluse
|
Fontaine de Vaucluse
|
Depois, andar até o encontro da cachoeira em meio a vegetação e a cor verde esmeralda das águas foi reconfortante, e não dava vontade de deixar o lugar.
Fontaine de Vaucluse
|
A luminosidade da Provence no verão é incrível e estando lá entendemos a ida de tantos pintores para a região e tantas obras maravilhosas que nos deixaram!
Foram muitas imagens maravilhosas vistas ao longo dos dias que viajamos pela Provence. Imagens de encher os olhos e a alma, de cores e aromas, e que ficarão com toda certeza para sempre na nossa lembrança.
Para você que vai pela primeira vez para a Provence, deixo algumas dicas:
- Às vezes, nos pequenos vilarejos é mais difícil achar lugar para estacionar. Em alguns lugares, os carros ficam fora do vilarejo, nas encostas das montanhas ou em “parking”, quando houver. Em muitos locais os carros não circulam nos centrinhos.
- Em alguns vilarejos na Provence tem a famosa “siesta”, ou seja, o comércio todo fecha suas portas e só reabrem após as 14 horas.
- Se estiver pela Provence em Agosto, que é o mês em que o sul da França fica mais cheio, algumas estradas ficam intransitáveis.
- Para percorrer os vilarejos da Provence é mais interessante pegar as estradas locais (que são sinalizadas com placas verdes). O limite de velocidade é menor, dá pra curtir o visual dos campos e vilarejos, e você irá passar por várias rotatórias (os franceses adoram rotatórias). Mas caso você caia sem querer ou opte em pegar as auto-estradas (são sinalizadas com placas azuis), que são mais rápidas, você terá que pagar pedágio. Há pedágios com preço fixo e pedágios cujos valores variam de acordo com a distância percorrida. Nestes, ao entrar na rodovia, passamos por uma máquina automática que gera o ticket. Este ticket deve ser guardado e inserido na próxima praça de pedágio para calcular o valor que deve ser pago. Ao chegar em frente a um pedágio, observe as placas que mostram o guichê de cartão de crédito ou o que aceita moedas. Tenha moedas, pois os pedágios não aceitam dinheiro em papel.
- Caso você não queira alugar carro, o Escritório de Turismo (Office de Tourisme) de Aix-en-Provence, oferece excursões para as cidades produtoras de lavanda, com visitas às plantações, sendo que um dos roteiros inclui uma visita à L'Occitane, na cidade de Manosque, perto de Valensole. As excursões acontecem nos meses de junho e julho e as reservas são feitas diretamente no Escritório de Turismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário