Quando se fala na Toscana, a primeira imagem que nos vem é aquela fileira de colinas suaves pontilhadas de ciprestes e vinhedos a perder de vista. Bom, essa imagem existe e toda hora você se depara com esse cenário quando está rodando por lá! Tem ainda as inúmeras cidades medievais que ficam bem no alto de uma montanha e de repente você faz uma curva na estrada e ela pula na sua frente, com todo seu esplendor e sua história. Sensações maravilhosas vividas em todas as cidades visitadas. A arquitetura dessas vilas são super antigas, as ruas são tranquilas, as pessoas tem qualidade de vida, pois comem bem, vivem bem, não tem stress, não tem trânsito!
Por tudo isso, a Toscana é um destino turístico formidável em praticamente todos os sentidos.
E vamos começar o tour pela Toscana falando de: Firenze
Firenze é a capital da Região Toscana. É chamada de "o berço do Renascimento", onde viveram as mais brilhantes mentes deste movimento: Leonardo da Vinci, Galileu Galilei, Michelangelo, Dante Alighieri, Raffaello, Brunelleschi, entre outros. A cidade respira arte e cultura. Em cada rua que se caminha, algo te surpreenderá. Poderá ser um monumento a céu aberto, uma escultura, a arquitetura, uma placa, as inúmeras osterias, casas de sanduíches, docerias, e etc, etc, etc...Dentre os inúmeros locais a serem visitados, destaco:
Duomo - O complexo do Duomo de Santa Maria del Fiore inclui diversas atrações entre Catedral, Batistério, Torre e Cúpula. A catedral começou a ser construída em 1296 e finalizada em 1426 com a construção da cúpula. Internamente é tão maravilhosa como é externamente, com um enorme e magistral trabalho de mosaico em mármores coloridos em estilo neogótico. A entrada na Catedral é gratuita, enquanto que para as demais atrações entra-se com um ingresso único que custa 10€ (válido por 24 horas). Poucos prédios no mundo são tão maravilhosos e imponentes como este. Do alto da Torre tem-se uma vista maravilhosa de toda Firenze, mas prepare-se pra subir uns 400 degraus!!!
Ponte Vecchio - Muito charmosa e muito fotografada, esta ponte é aquela que os nazistas desistiram de destruir durante a Segunda Guerra. Felizmente!!! A ponte é a mais antiga da cidade, com lojas que se estendem por todo o caminho, dos dois lados.
No inicio essas lojas eram ocupadas por açougueiros. Mas em 1593 a família Medici, incomodada com o mal cheiro do local, proibiu os açougues. No lugar, mercadores de ouro e jóias ali se instalaram, e estão até hoje.
Galleria degli Uffizi - É um dos maiores museus de arte do mundo, com uma coleção de pinturas e esculturas renascentistas. O passeio na Uffizi pode tomar horas, dada a extensão do museu.
Farmácia de Santa Maria Novella - Aberta em 1612 pelos frades dominicanos da Igreja de Santa Maria Novella, continua até hoje a produzir cosméticos, fragrâncias, essências e licores seguindo as antigas receitas e métodos de produção. Visitar as elegantes salas da Farmácia é como fazer uma viagem no tempo. Imperdível!
Galleria dell’Accademia - Apresenta a estátua original de Davi, de Michelangelo, além de outras obras do artista.
O Palazzo Pitti e o Giardino di Boboli são parte da antiga residência da família Medici. Atrás do palácio estão os Jardins Boboli, um complexo de jardins que também funciona como uma espécie de museu a céu aberto. Além desses, existem vários outros museus na cidade dedicados não só às artes, mas também à ciência, moda e história.
Piazza della Repubblica é um vasto quadrilátero no centro de Florença.
Rodeado por cafés e restaurantes elegantes, é considerado o salão de classe
alta da cidade, e muitas vezes é um teatro para músicos e artistas de rua.
Para terminar o dia, o
destino para o melhor pôr-do-sol de Florença é a Piazzale
Michelangelo, com vista panorâmica da cidade, do outro lado do rio Arno,
recomendo!
Na Toscana, o prato mais famoso é a “bistecca alla Fiorentina”, um corte de carne esplêndido de uma raça de gado criada na região. Bons vinhos para acompanhar não faltam. Da Toscana saem alguns dos mais célebres tintos italianos, elaborados na região de Chianti. Em Montalcino ainda se produz o excelente (e caro) vinho Brunello.
Nenhum comentário:
Postar um comentário